quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

CADELAS E GATAS NO CIO

Cólicas, indisposição, cara feia, manha. Elas estão de TDC, a tensão durante o cio que afeta cadelas e gatas. Uma espécie de “TPM animal”. Em média, a cada quatro meses, as fêmeas passam pelo que a maioria das mulheres em idade fértil aturam todo o mês: dores e sangramentos.

Segundo a veterinária Mariana Pereira, nessa época, os tutores devem ficar mais atentos com as fêmeas, já que pode haver perda de peso. “Elas ficam mais introspectivas, tristes. Geralmente, é porque estão incomodadas com as cólicas. E é preciso observar se estão comendo direito”. O que estava ruim pode então piorar após o cio.
De acordo com o veterinário Sérgio Braga, da Vetypiranga Hospital e Pet Shop, cerca de um mês depois do período fértil, as cadelas, com mais frequência que as gatas, podem sofrer de gravidez psicológica, e ficar irritadas e agressivas.

No caso de gravidez psicológica, o animal deve ser levado a um veterinário e terá que tomar medicamentos, já que a produção de leite pode acarretar em tumor na região das mamas.
Já no caso de dores, a veterinária Mariana aconselha administrar analgésicos, como dipirona.

Nenhum comentário:

Postar um comentário