quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

SAIBA COMO SEU CÃO PODE DOAR SANGUE

Sabia que os cachorros têm mais tipos sanguíneos do que os seres humanos? Em vez de quatro, há 13 diferentes. Já como os homens, seus melhores amigos do mundo animal precisam, muitas vezes, passar por transfusões. E mais uma semelhança acontece nos dois casos: a falta de doadores.

Diariamente, centenas de cães necessitam de transfusões de sangue, por conta de um acidente ou de doenças diversas. Mas falta material. Por isso, a ação de voluntários e a cooperação de proprietários de animais aptos para doar é fundamental.

Nem todo cão está apto a doar sangue. Antes de mais nada, é preciso ter entre um e oito anos, pesar pelo menos 27 kg e estar com todas as vacinas em dia (além de vermifugado). Outra característica importante diz respeito ao temperamento do animal. Se for bravo ou agitado, provavelmente não responderá bem ao processo.

Depois da coleta, é necessário descobrir qual é o tipo sanguíneo do cão doador, para evitar complicações futuras. Temperatura do material coletado e rapidez na transfusão são fundamentais para a boa recuperação de quem receberá o sangue.
Assista ao vídeo:


R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário