quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

SAIBA SOBRE O VÍRUS CHV QUE PODE AFETAR OS CÃES

Herpes-vírus canino (CHV) é uma doença virótica que afeta muitos filhotes, causando esporádicos óbitos e, ocasionalmente, a morte de uma ninhada inteira. Cães adultos (machos e fêmeas) podem ser portadores assintomáticos.

Eles podem infectar filhotes de vários modos. O vírus pode atravessar a placenta e os infectar enquanto eles ainda estão dentro do útero, ou , eles podem ser expostos às secreções vaginais infectadas durante e após o nascimento. O vírus também é transmitido no ar através da inalação do vírus pelo cãozinho.

Uma vez que o filhote seja exposto ao vírus, geralmente decorrerá uma semana para os sintomas se manifestarem. Nem todos os filhotes expostos ao CHV durante o nascimento ficarão doentes e outros desenvolverão só uma leve congestão, recuperando-se em poucos dias. Já, os cãezinhos infectados, pararão de mamar e irão chorar, indo a óbito, frequentemente, em 24 horas.

Segundo a medicina veterinária, um diagnóstico final poderá ser feito através de autópsia, onde, em caso suspeito de CHV, serão encontradas lesões hemorrágicas no interior dos rins e fígado, e os pulmões normalmente estarão congestionados. Não existe tratamento e nem vacina para o CHV.

ANDA- Agência de notícias de direitos animais

Nenhum comentário:

Postar um comentário