terça-feira, 11 de janeiro de 2011

CHASER, A CADELA DE MIL PALAVRAS

Uma Border Collie de seis anos, de nome Chaser, foi considerada a cadela que conhece mais palavras em todo o mundo, depois de identificar 1022 palavras diferentes. Anteriormente, outro Border Collie de nome Rico, na Alemanha, tinha conseguido identificar com um grau de certeza próximo cerca de 200 objetos diferentes.

A cadela foi treinada durante três anos por investigadores da Universidade de Wofford, Carolina do Sul, e o objetivo era tentar perceber se havia limites para o número de palavras que podia aprender e, se sim, quantas. O resultado não podia ser mais encorajador: Chaser reconhece 1022 palavras, entre objetos e cores!

O caminho de ensino foi diferente do que foi testado até aqui. Durante algum tempo, Chaser trabalha com um único objeto até o identificar pelo nome, só depois é que começa a trabalhar para reconhecer outro. Até agora, noutras tentativas do mesmo género, era sempre usado um grupo de objetos
simultâneos. A cadela diferencia, por exemplo, 'bola" de 'bola azul", fazendo esse exercício com outros objetos, por cor ou tamanho.

Para testar a aprendizagem da cadela foram feitas 838 sessões de 20 objetos cada e a taxa de sucesso foi superior a 90% dos objetos pedidos, num universo de 1022 diferentes peças, distribuídas por 16 banheiras de plástico, onde são guardados os brinquedos que deram origem ao estudo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário