quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

OBESIDADE CANINA

Poucas pessoas iriam discordar que deveria oferecer à sua criança uma recompensa sempre que ela queira estar perto de si ou que queira falar consigo. E é isto que muitas vezes acontece com os nossos pequenos animais. A educação saudável dos animais de companhia implica escolhas diárias sensatas de alimentos, sendo que os cães com um peso corporal ideal são mais saudáveis, têm menos dores e vivem mais tempo. Um cão com um peso corporal ideal deverá ter quadris facilmente perceptíveis quando vistos de cima e uma barriga elegante quando vistos de lado. Além disso, deverá conseguir sentir-lhe as costelas com facilidade. Se o seu cão apresentar excesso de peso em alguma destas áreas, independentemente da sua alimentação atual lhe poder parecer muito reduzida, a verdade é que poderá ser demais. Suponhamos que o peso corporal ideal do seu cão é 20 kg, mas ele pesa 30 kg. Se fizer uma alimentação indicada para um cão ativo de 30 kg, irá promover a obesidade pois estará a alimentar, desnecessariamente, pelo menos 10 kg de gordura. Ao definir um plano alimentar ideal, deverá colocar a seguinte pergunta: "a condição física do meu cão é a ideal?" Se a resposta for sim, então o plano alimentar é o ideal. Se o cão tiver dimensões generosas, então a alimentação estará provavelmente a ser também generosa, e deverá ser restringida.

clique na imagem para melhor visualização


Estratégias para uma redução do peso com êxito:

Conhecer os alimentos. Analisar o nível de gordura dos alimentos.

Nomear uma pessoa na família como responsável. Sugiro muitas vezes que uma pessoa da família prepare todos os dias uma lancheira para o cão, constituída por um alimento para cão completo e equilibrado formulado para a gestão da perda de peso. Poderá disponibilizar ao seu cão as refeições que ele desejar por dia, desde que saiam da mesma lancheira. O remanescente no final do dia passa a ser o jantar do seu cão. Isto significa que apenas é necessária uma pessoa para aplicar as restrições uma vez por dia.

Perceber como é que o seu cão come entre as refeições. Ter em atenção as fontes de alimentação extra ("ataque" aos contentores do lixo, vizinhos, crianças, familiares, entre outros).

Recompensar o seu cão com opções mais saudáveis.
Quando o seu cão se aproxima de si na cozinha, é difícil resistir ao seu abanar da cauda quando lhe oferece uma guloseima. Contudo, se quer realmente vê-lo feliz, verá que brincar com ele ao "Ir buscar" será mais agradável, melhor para ele, proporcionando-lhe uma recompensa mais duradoura.

Falar com o seu Médico Veterinário.
Não é fácil avaliar o seu cão de forma crítica uma vez que o vê diariamente e não se apercebe das pequenas alterações no peso. Peça ao seu Médico Veterinário ou a um enfermeiro Veterinário com experiência para realizar uma análise da condição corporal do seu cão nos exames de saúde semestrais.

Intervir.
Depois de tomar a decisão relativa à perda de peso, esta é uma boa altura para lhe aconselharmos dietas saudáveis e equilibradas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário